Ação ‘Saúde + Perto’ realiza mais de 70 atendimentos no Varadouro
junho 15, 2024A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou neste sábado (15), mais uma edição do programa ‘Saúde + Perto’, desta vez em alusão ao Mês da Visibilidade LGBTQIAP+, na Escola Municipal Frei Afonso, no Varadouro. Foram 77 atendimentos.
Quem foi ao local teve acesso a serviços de atendimento médico especializado, acolhimento e atendimento psicológico, marcação de exames, encaminhamento para cirurgias, coleta de citológico para mulheres cisgênero e homens transgênero, Práticas Integrativas e Complementares à Saúde, vacinação, distribuição de preservativos e testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
A diretora de Atenção à Saúde de João Pessoa, Alline Grisi, destacou o trabalho da gestão municipal, levando atendimento de saúde a toda população da Capital. “O ‘Saúde + Perto’ vem fazendo alusões sempre àquilo que é oferecido ao mês. Em junho temos alusão ao Mês da Visibilidade LGBTQIA+ e a Secretaria com a gestão municipal se preocupam muito com a saúde deste público. Recebemos inclusive os parabéns de vários órgãos, pois é a primeira vez que o município de João Pessoa oferece esse tipo de ação especial voltada para este público”, ressaltou.
A ação também esteve aberta a toda população e uma das atendidas foi Maria Concebida do Nascimento, moradora do Roger e que aproveitou o momento para realizar diversos atendimentos, incluindo auriculoterapia, encaminhamento para especialista e atualização da carteira de vacinação. “Soube da ação pela esposa do meu enteado e eu vim para um encaminhamento para ortopedista, mas estou vendo o que mais posso aproveitar. Estou sendo muito bem atendida e perto da minha casa”, comemorou.
Quem também comemorou a ação foi Ícaro Matteo, primeiro médico trans da Paraíba, atua na Saúde Básica da Capital e realizou atendimento durante a ação. “João Pessoa já está a frente de muitos municípios aqui no Nordeste por ter esse cuidado centrado na pessoa e especialmente na população LGBT, através de políticas que acontecem de forma continuada. Sobre hoje, não é só uma ação, é um ato de resistência e como membro da comunidade acho de extrema importância porque boa parte da população é vulnerável socialmente, economicamente e como minoria social nós temos não só a dificuldade de acesso ao serviço como de acolhimento, então, por si só, a população LGBTQIAP+ tem uma resistência de participar dos processos de cuidado por temer a discriminação e hoje é um marco histórico no acolhimento dessa população e só tenho a parabenizar a gestão por esta iniciativa”, finalizou.
Ação LGBTQI+
56 testes: 2 casos reagentes para Sífilis
Auriculoterapia: 13
Massagem : 07
Ventosa : 09
Aromaterapia: 03
Dançaterapia 10
Acolhimento: 35
Total de procedimentos:77