Sorocaba recebe selo de Boas Práticas ‘Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical de HIV e Sífilis em 2024 – Agência de Notícias

novembro 29, 2024 Off Por Admin



29 de novembro de 2024

18:16

Por: Bruno Rodrigues

Fotos: SES (divulgação)

Sorocaba recebeu, nesta sexta-feira (29), pela primeira vez, o selo Prata de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical de HIV e Sífilis de 2024 do Ministério da Saúde. O reconhecimento ocorreu na Cerimônia de Certificação dos Estados e Municípios realizada em Brasília/DF.

A premiação certifica os municípios que atingem indicadores com metas gradativas rumo à eliminação dessas doenças. A certificação celebra o comprometimento e a participação das equipes técnicas, dos serviços de saúde, de profissionais da assistência, da gestão municipal e estadual, dos conselhos de saúde, da sociedade civil e dos demais envolvidos no esforço do trabalho, que contribuem de maneira substancial para o alcance da eliminação da transmissão vertical de HIV e Sífilis como problemas de saúde pública.

Também, em 2024, o Município também recebeu do Estado de São Paulo o prêmio Luíza Matida, referente ao trabalho realizado para evitar Transmissão Vertical do HIV e da Sífilis durante os anos de 2022 e 2023.

De acordo com a organização, a certificação da eliminação ou o selo de “boas práticas rumo à eliminação da transmissão vertical de HIV e/ou sífilis” tem validade de cinco anos. Após esse período, é necessário que os municípios solicitem nova certificação.

“Isso mostra o quanto avançamos em ações de cuidado às gestantes com Sífilis e HIV no município. São muitos trabalhadores envolvidos e com muita vontade que tudo dê certo. Este é um importante reconhecimento e um incentivo para melhorarmos cada dia mais o cuidado com as gestantes do município. Vamos continuar trabalhando com muito empenho. Rumo à certificação pela eliminação!”, celebra a coordenadora do Centro Municipal de Atenção Especializada (CMAE), Tânia Puga.

“Esse reconhecimento mostra que Sorocaba realiza um trabalho muito importante na eliminação da transmissão dessas doenças. Isso só é possível graças ao empenho das equipes técnicas de saúde que, com muita dedicação, realizam ações preventivas, educativas e de tratamento. Parabéns a todos”, comemora o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo.

Também representaram Sorocaba, além do secretário Cláudio e da coordenadora Tânia, a médica pediatra Caroline Chagury Salcedo e o coordenador da Atenção Básica Vanderson Santos.