Agência Minas Gerais | Maternidade Odete Valadares celebra 70 anos com mais de 3,2 mil partos por ano
março 24, 2025A Maternidade Odete Valadares (MOV), unidade da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) localizada em Belo Horizonte, comemorou, nesta segunda-feira (24/3), 70 anos de existência. Referência estadual em gestação de alto risco e reconhecida por sua excelência no cuidado com prematuros, somente no ano passado foi responsável pela realização de 3.210 partos. Os números evidenciam a importância do hospital no Sistema Único de Saúde (SUS): 2 mil atendimentos ambulatoriais por mês e 1,5 mil no pronto atendimento, 560 internações mensais e média de 260 nascimentos por mês.
Para celebrar a data, a maternidade realizou um evento especial que reuniu servidores, diretores da Fhemig e profissionais que já atuaram pela MOV por mais de 30 anos e que receberam uma homenagem.
Na abertura, foi exibido um vídeo do governador Romeu Zema, que destacou os investimentos recentes e parabenizou os servidores.
“Esta unidade está totalmente preparada para atender casos de alta complexidade e riscos, garantindo segurança e dignidade para mães e recém-nascidos. No meu governo, a maternidade recebeu o maior investimento da sua história: mais de R$ 18 milhões destinados para a reforma da UTI Neonatal, compra de equipamentos e melhorias na estrutura. Deixo aqui meus parabéns a todos os profissionais que fazem parte desta história”, afirmou.
A presidente da Fhemig, Renata Dias, destacou os avanços alcançados pela maternidade, como a consolidação do serviço de medicina fetal, área de atuação da obstetrícia de fundamental importância nos cuidados maternos, fetais e neonatais e que, nos últimos anos, vem se desenvolvendo especialmente no que se refere à terapia do feto. Desde agosto de 2024, 95 gestantes já foram atendidas pelo serviço. “Apesar dos desafios, estamos indo bem e entregando cada vez mais ao SUS”, disse.
“Considerando a média atual de partos por mês, fomos responsáveis pelo nascimento de aproximadamente 217.560 mineiros ao longo de nossa existência”, comemorou a diretora geral da MOV, Raquel Mariz.
Outro momento emocionante foi a exibição de vídeos com depoimentos de ex-residentes, já que a maternidade é um hospital de ensino. Um deles foi Hemmerson Magioni. “Há 25 anos nasci como obstetra na MOV. Aí eu aprendi os princípios fundamentais da obstetrícia e descobri minha paixão por assistência ao parto normal. Sou eternamente grato”, afirmou.
Projeto Memorial
Antes de todos os servidores presentes serem convidados a cantar os parabéns, a assessora de Projetos da MOV, Juliana Moreira, e a docente da Fundação João Pinheiro (FJP), Laís Godoi Lopes, apresentaram o projeto do Memorial dos 70 anos da Maternidade Odete Valadares.
A ideia é resgatar a história da MOV, através de depoimentos, entrevistas e fotos que resultarão em materiais como vídeo, exposição de fotografias e, por fim, um livro. O projeto em parceria com a FJP visa refletir sobre o passado e projetar a MOV para o futuro, reafirmando o seu compromisso com a saúde pública mineira.