Professores da Rede Municipal de João Pessoa participam de formação em robótica educacional
março 4, 2024O processo de formação dos profissionais da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa acontece durante todo o ano letivo. Atualmente, a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP) está promovendo a terceira jornada de formação em robótica educacional para os docentes, desta vez direcionada aos professores do ensino fundamental anos finais. A formação acontece no Centro Escolar Municipal de Atividades Pedagógicas Integradoras Arthur da Costa Freire (Cemapi), no bairro de Mangabeira VIII.
De acordo com a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), participam da capacitação professores das disciplinas de português, matemática, ciências, geografia, história, educação física, artes e língua inglesa. “A formação em robótica educacional da ‘LEGO Education’ proporciona aos professores explorarem o potencial pedagógico da robótica como recurso didático, enriquecendo suas práticas educativas”, ressaltou o chefe da Divisão de Robótica da Sedec, Kaio Vitor.
Durante o curso, os professores têm a oportunidade de trabalhar com os kits de robótica da ‘LEGO Education Spike Prime’ e ‘Briqc Prime’, desenvolvendo habilidades de programação, resolução de problemas e trabalho colaborativo. “O município de João Pessoa tem se destacado nacionalmente pelo seu trabalho pedagógico ao introduzir a robótica como ferramenta educativa no dia a dia das escolas. Ao integrar educação e inovação, a cidade coloca as crianças e os adolescentes no centro da aprendizagem, preparando-os para enfrentar desafios”, disse Elisson Dutra, diretor do Departamento de Robótica da Sedec.
Com a robótica e a programação, as crianças aprendem a lidar com resolução de problemas de forma mais confiante. Elas desenvolvem essas habilidades por meio da experimentação, tentativa e erro. “Essa formação cria uma possibilidade a mais para a gente trabalhar com os alunos em sala de aula, porque eles estão imersos no controle digital, e a possibilidade de utilizar a robótica na sala potencializa o ensino. As experiências que tivemos aqui já são aplicadas em sala, desde o trabalho em equipe, que eu acho que é o principal aspecto, até a metodologia do trabalho com projetos onde os alunos aprendem junto com outros alunos. No campo da história temos a possibilidade que o robô oferece para ensinar conteúdos, como por exemplo, grandes navegações”, explicou o professor de história da Escola Municipal Zulmira de Novais, Everton Demétrio.
Ao final da formação, os professores receberão uma certificação reconhecida nacionalmente, atestando sua capacidade de utilizar a robótica como recurso pedagógico de forma eficaz e inovadora.