Evento em escola da rede municipal de ensino marca o retorno do Projeto “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar” – Agência de Notícias

março 27, 2024 0 Por Admin

 

Fotos: Sedu/Divulgação

Alunos da rede municipal de ensino de Sorocaba puderam participar do evento que retomou as atividades do projeto voltado à prática esportiva no contraturno escolar

O Projeto “Eu Pratico Esporte Educacional Escolar”, da rede municipal de ensino, teve início em 2021 e envolve a prática de 11 modalidades esportivas, no contraturno escolar. O objetivo é promover o contato dos estudantes com uma variada gama de esportes, que vão do futsal ao xadrez, do vôlei ao badminton, abrangendo também práticas como a dança, a ginástica e até atividades circenses. Na última quinta-feira (21), um evento na E.M. “Dr. Hélio Rosa Baldy”, com alunos da escola que participam das aulas de dança e futsal, marcaram o reinício das aulas do projeto no ciclo 2024.

Todas essas atividades promovidas nas escolas de Ensino Fundamental da rede municipal são oferecidas de forma gratuita aos alunos, por professores especialistas nas modalidades escolhidas por eles para lecionar. Além disso, a ação também contribui para a segurança alimentar das crianças, pois é oferecida uma refeição a mais para os alunos participantes. A adesão é voluntária e tem contado com o apoio e incentivo dos pais e responsáveis dos alunos.

“No dia em que se comemora o Dia Mundial da Infância, aconteceu a abertura oficial do Projeto ‘Eu Pratico Esporte Educacional Escolar’ e o palco escolhido para esse evento ter sido a nossa escola foi algo muito importante e significativo para nós, pois, neste ano, comemoramos o Jubileu de Prata da E.M. ‘Dr. Hélio Rosa Baldy’. São 25 anos de existência, alegrias, desenvolvimento e muito aprendizado! E, novamente, vamos contar com o Projeto nas modalidades Futsal e Dança para nossos estudantes. Com certeza, será um ano incrível!, ressaltou a diretora da escola, Juliana de Alcântara Silveira Rubio.

“Eu gosto muito do projeto e gosto muito de dançar. Gostei muito do evento, principalmente, porque meus pais também vieram me ver”, disse a aluna Melissa Emanuelly, que está no 5º ano e participa do “Eu Pratico” desde o ano passado.

“Como professora, à frente do projeto desde o ano passado, só tenho a agradecer. É um projeto lindo, do qual eu amo participar. E o evento de abertura, neste ano, foi incrível, fantástico! Com a participação da comunidade e, principalmente, das crianças. Que venham mais evento como esse e a gente possa continuar essa parceria por bastante tempo”, destacou a professora de Educação Física da escola, Maísa.

Também o professor Carlos Alberto Soares Júnior ressaltou a importância da iniciativa. “Gostaria de agradecer este projeto de muita importância social e pedagógica dentro da escola. A abertura foi um sucesso e os alunos saíram empolgados”, acrescentou.

“É com muita alegria que damos início ao terceiro ano do Projeto ‘Eu Pratico Esporte Educacional Escolar’, na E.M, ‘Dr. Hélio Rosa Baldy’, uma unidade que conta com a participação dos dois professores de educação física no projeto, nas modalidades de dança e futsal. Neste ano, o Projeto contempla aproximadamente 750 alunos, distribuídos por 16 escolas, com 18 professores atuando e 11 modalidades, como xadrez, judô, basquete, badminton, GPT (ginástica para todos), dança, capoeira, futsal, entre outros”, concluiu o gestor do projeto, professor Rafael Amadio.